O tema Segurança da Informação tem ganhado destaque nas nossas divulgações e não é à toa. Se não soubermos lidar com as informações que geramos internamente, a imagem da empresa pode ser comprometida, influenciando a forma como o mercado enxerga a Usiminas e, consequentemente, trazendo consequências para os nossos resultados.
Chamamos de incidente de Segurança da Informação um evento ou uma série de eventos inesperados que tenham a probabilidade de afetar negativamente operações da empresa, comprometendo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das nossas informações.
São exemplos de incidentes:
- Máquinas infectadas com vírus;
- Utilização de softwares não homologados
- Compartilhamento de senhas;
- Acesso indevido a documentos;
- Computadores desbloqueados sem o dono por perto;
- Cópia de informações da empresa em dispositivos pessoais como pen drives e HDs;
- Utilização de e-mail particular para atividades profissionais;
- Divulgação de informação sensível sem a devida permissão a pessoas não autorizadas.
Mas, e se eu presenciar algum desses incidentes?
Em caso de suspeita, registre o incidente na Central de Atendimento de TI ligando no ramal #31 3533, conforme orientado na Cartilha de Segurança da Informação. O usuário não é obrigado a se identificar, podendo fazer o registro como usuário anônimo.
Durante o registro, é importante que sejam reportadas informações como a informação afetada, a área, a possível causa do incidente, quando ele foi identificado e também possíveis impactos.
Clique aqui e confira essas e outras orientações da Cartilha de Segurança da Informação.
E lembre-se sempre: a segurança das nossas informações depende de você!