INFORMAR - FIQUE POR DENTRO​

DETALHES DA NOTÍCIA

Bem-vindo à nossa Intranet da Previdência Usiminas! Aqui você encontra tudo o que precisa para estar por dentro dos eventos, enquetes, notícias e muito mais.

Outubro Rosa: Usiminas e FSFX alertam sobre prevenção e diagnóstico do Câncer de Mama

O Câncer de Mama está entre as doenças que mais acometem as mulheres, principalmente, a partir dos 35 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas de incidência para 2019 são de 59.700 novos casos no Brasil, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres em todo o país.

Com o objetivo de conscientizar as mulheres, seus companheiros, amigos e familiares a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas aderiram, mais uma vez, ao Outubro Rosa.

Como prevenir e detectar?

Uma das formas de detecção precoce do Câncer de Mama é a realização da mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização anual da mamografia em mulheres a partir de 40 anos que tenham histórico familiar de Câncer de Mama de parentes direto (mãe ou irmã).

São fundamentais a prevenção e a atenção aos fatores de risco, como idade, histórico familiar, época da primeira e última menstruação, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gravidez, entre outros. Outra forma de detectar o Câncer de Mama é fazendo o autoexame. É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Tocá-las durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho. Apesar da sua eficácia, o autoexame não substitui a mamografia.

“Buscar um estilo de vida saudável é muito importante para a prevenção. Para isso, o caminho está na adoção de alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não abusar de bebida alcoólica. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores e o tratamento é geralmente menos intenso, prevalecendo a cirurgia conservadora e, muitas vezes, não sendo necessário a quimioterapia”, explica a médica da família da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Caroline Kissilla Pereira Pascoal.

E você, veste essa causa?

#OutubroRosa

0
6
Tags:

Deixe seu comentário!


0 comentário(s)

Últimos posts

Tags