Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre o câncer de próstata – por medo, preconceito ou por desconhecimento. Mas não deveria ser assim.
Em 2018, foram mais de 68 mil novos casos no Brasil. Na maioria das vezes, o Câncer de Próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, porém, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e pode até causar a morte. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento do tumor:
- Idade: No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
- Alguns comportamentos ajudam a prevenir contra a doença, incluindo ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Na fase inicial, o Câncer de Próstata pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os mais comuns estão relacionados à urina: dificuldade ou diminuição do jato, sangue na urina ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
IMPORTANTE: As informações listadas têm por objetivo informar sobre o câncer de próstata, mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um médico especialista de sua confiança para avaliação. Lembre-se sempre: homem que se cuida é homem de atitude!