O mês de dezembro marca o início das férias escolares, as festas de fim de ano e, para muitos colaboradores, as férias.
Seja para aqueles que terão o merecido descanso no período ou para os colaboradores que seguirão firmes na jornada pelas nossas unidades, a orientação é a mesma: a segurança não pode tirar férias!
Confira 10 itens para ficar de olho:
1. Vai pegar a estrada? Faça a revisão antes
Dê atenção especial ao funcionamento do freio, suspensão, faróis, condições e calibragem dos pneus, além dos níveis de combustível e óleo no motor.
2. Se for dirigir, não beba
Relaxar nas férias é ótimo. Mas ao volante, de jeito nenhum! Portanto, nunca dirija após consumir álcool.
3. Redobre a atenção na chuva
Se estiver chovendo, reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. Lembre-se: com a pista molhada, o tempo de reação dos freios é maior.
4. Use o cinto de segurança
A regra vale também para os passageiros, inclusive no banco de trás. A correta colocação dos assentos e cadeirinhas para as crianças com até 10 anos é outro item fundamental.
5. Ultrapasse somente com segurança
Chegar alguns minutos mais rápido no destino não compensa o risco de causar um acidente na estrada. Respeite a sinalização da via e só ultrapasse quando for seguro.
6. Atenção ao uso do celular
O uso do celular em momentos inadequados causa distração e, consequentemente, acidentes. A orientação vale para motoristas, pedestres e, claro, dentro da nossa empresa também.
7. Siga as normas e procedimentos
O trabalho está atrasado? A demanda é urgente? Mantenha o foco e não abra mão da segurança. Utilize todos os EPIs necessários para execução da tarefa.
8. Na dúvida, pergunte
Caso vá substituir algum colega em férias, esteja atento ao treinamento para a função que vai desempenhar. Em caso de dúvidas, pergunte ao supervisor ou gerente da sua área. E se não for seguro, não faça.
9. Olho na segurança do colega
Não é apenas a nossa segurança que importa. Notou que o colega de trabalho descuidou de algum item importante? Não deixe de orientá-lo.
10. Cuidado com os exageros
As confraternizações são frequentes no fim do ano, mas lembre-se que tanto o álcool quanto o cansaço interferem no seu nível de atenção e influenciam a percepção dos riscos.