
Como informamos, nesta semana, as unidades de Ipatinga e Santos voltaram ao atendimento presencial dos participantes e assistidos. Para que isso fosse possível, a Previdência Usiminas contou com a parceria da Fundação São Francisco Xavier – FSFX para que a retomada fosse feita de forma segura para todos.
Dessa forma, todos os processos foram alinhados aos procedimentos orientados nos protocolos de segurança elaborados pela FSFX e seguem as orientações da Saúde Ocupacional.
Retorno cumpriu expectativas de segurança para as equipes
Desde março do ano passado, o atendimento presencial estava suspenso, assim como todas as demais atividades presenciais da Previdência Usiminas. Em vista disso, o retorno gerou algumas expectativas nos colaboradores ao longo desse período.
Conforme a coordenadora de Processamento de Benefícios da unidade Ipatinga, Fabrícia Braga, a forma como a Entidade conduziu esse retorno trouxe tranquilidade e acabou superando essas expectativas. “Foi muito agradável retornarmos nossas atividades presenciais com toda a segurança para os nossos colaboradores. Trabalhar em uma Entidade que, em primeiro lugar, se preocupa em cumprir todos os protocolos de segurança, nos trouxe mais tranquilidade e reforça a responsabilidade e a humanidade da Previdência em seus processos”, afirmou Fabrícia.
A coordenadora de Processamento de Benefícios da unidade Santos, Sandra Cabral, também ressalta o cuidado que a Entidade teve para cumprir os protocolos de segurança. “O retorno presencial em Santos foi marcado pela expectativa de estar em uma ‘nova casa’ e receber os participantes e assistidos depois de um longo período de atendimento realizado exclusivamente por canais remotos. Agora, o escritório está preparado para atender aos participantes e assistivos, garantido a segurança a todos, colaboradores e participantes, o que é fundamental para a Previdência Usiminas”, destaca Sandra.
Instalações foram adaptadas
Entre as novidades executadas para esse atendimento presencial, estão as marcações no chão indicando o distanciamento a ser cumprido entre as pessoas. Além disso, os assentos foram demarcados, de modo a garantir o distanciamento entre os participantes.
Do mesmo modo, as estações de trabalho destinadas ao atendimento foram adaptadas. A partir de agora, todas possuem uma tela de acrílico, garantindo um distanciamento seguro entre o atendente e o participante.
Higienização foi intensificada
Outro ponto que merece destaque é o novo processo de higienização das instalações. Agora, esse processo foi intensificado com o objetivo de manter sempre desinfectados as superfícies, os mobiliários, os equipamentos e os objetos de uso comum.
Também está sendo disponibilizados álcool em gel 70% aos colaboradores e ao público que busca por atendimento.
Cuidados são mantidos
O uso obrigatório e correto da máscara facial é outra medida que vem sendo cumprida. Além disso, em casos de temperatura corporal superior a 37,8º C está sendo vedada a entrada nas unidades para atendimento presencial.
Atendimento remoto continua sendo disponibilizado
Vale ressaltar que apenas os colaboradores de Ipatinga e Santos envolvidos no atendimento aos participantes e assistidos retomaram suas atividades presencialmente. Dessa forma, os demais profissionais da Entidade continuarão a exercer suas tarefas de forma remota.
Já na unidade de Belo Horizonte, devido à reestruturação da nova Sede, ainda não há previsão de retorno do atendimento presencial. Assim, 100% dos colaboradores da capital mineira continuam trabalhando remotamente.
É importante lembrar que, mesmo em Ipatinga e Santos, o atendimento remoto continua funcionando normalmente. Por isso, os assistidos e participantes estão sendo orientados a buscar preferencialmente o atendimento remoto com o objetivo de evitar aglomerações.
Além disso, a reabertura está condicionada às condições sanitárias de cada uma das regiões onde a Previdência Usiminas possui escritórios, visando preservar a saúde dos colaboradores, participantes e assistidos. Desta forma, nas localidades onde forem permitidas a abertura do comércio, a Entidade manterá as atividades presenciais em horário especial. No entanto, havendo determinação do Município de restrição de funcionamento do comércio, a Previdência Usiminas suspenderá as atividades presenciais, mantendo o atendimento por telefone, e-mail e Fale Conosco.
Veja a galeria de imagens dos primeiros dias de atendimento presencial: