Estamos muito felizes em compartilhar com vocês que obtivemos o Selo de Engajamento da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp! O resultado foi anunciado na última semana e evidencia o alto grau de envolvimento de vocês, colaboradores e colaboradoras com a Previdência Usiminas, uma vez que o Selo tem o objetivo de “reconhecer e valorizar as ações adotadas para a manutenção do vínculo entre a Entidade e os profissionais, fazendo com que o ambiente de trabalho seja mais produtivo e contributivo”.
Essa é a primeira edição do Selo de Engajamento e foi desenvolvido pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp “pensando no cenário atual do setor, nas mudanças rápidas e constantes que nos fazem estar cada vez mais eficientes, e tomando como referência o desafio de inovar sempre”.
Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) de todo Brasil puderam se inscrever para participar da iniciativa. Para obter o Selo de Engajamento, os colaboradores das entidades participantes receberam um questionário que possibilitou analisar os pontos fortes e os pontos que devem ser mais desenvolvidos com o público interno. A análise e a atribuição das notas foram realizadas pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC –organização parceira que participa do programa da Abrapp.
Resultados
As entidades inscritas foram agrupadas nas categorias pequeno, médio e grande porte. A Previdência Usiminas, com 63 colaboradores, foi enquadrada na categoria médio porte e teve um alto nível de engajamento do seu público interno, já que 92% da equipe respondeu à pesquisa para a obtenção do Selo. Ao todo, a pesquisa contou com 41 perguntas e a Previdência Usiminas alcançou o IE – Índice Abrapp de Engajamento de 93%.
Destacamos que o resultado da nossa Entidade é muito superior ao mínimo exigido para a obtenção do Selo que é de 70%. Além disso, ficou acima da média global (média dos resultados de todas as entidades participantes) que foi de 87%. O resultado alcançado pela Previdência Usiminas ficou acima também da média das entidades de médio porte que foi de 85%.
Para obter esses dados, o IBRC agrupou as perguntas levando em consideração os seguintes índices:
- SEI – Spontaneous engagement index© (mede como se é visto/percebido, sem relação direta com as entregas em si).
- NPS – Net Promoter Score (o NPS é obtido por meio do que é chamado de “a pergunta definitiva”: Você recomendaria o serviço/produto/empresa para parentes e amigos? Qual a probabilidade de você recomendar).
- Propósito (comprometimento/conhecimento do colaborador em relação ao propósito da Entidade).
- Missão, Visão e Valores (comprometimento/conhecimento do colaborador sobre esses três itens da Entidade).
- Jornada, cujos sub-blocos são: Orgulho de Pertencer, Liderança, Relacionamento Interpessoal/Times, Alinhamento com a Empresa e Reconhecimento e Credibilidade.
Mensagem da Diretoria Executiva
“Estamos muito alegres com a obtenção do Selo de Engajamento. Os resultados alcançados foram excelentes e queremos torná-los cada vez melhores. Por isso, estamos avaliando as pontuações recebidas com o objetivo de identificar oportunidades de aprimoramento.
Principalmente, queremos destacar o nosso agradecimento aos nossos colaboradores e colaboradoras. Afinal, o recebimento do Selo só foi possível porque tivemos um alto índice de participação do nosso time na pesquisa. É um grande privilégio para a liderança da Previdência Usiminas poder atuar com o suporte dessa equipe, que realmente veste a camisa e está altamente comprometida com o propósito da nossa Entidade.
Agradecemos muito a participação e o engajamento de todos vocês”.
