Com uma infinidade de contas para pagar todo mês, você pode acabar esquecendo alguma. Então, aprenda como organizar suas contas sem erros!
Como organizar suas contas? Talvez você se faça essa pergunta. Todas as pessoas têm uma infinidade de contas para pagar todo mês, como telefone, energia, internet, aluguel, tv por assinatura, condomínio, faculdade ou colégio dos filhos, financiamento, cartão de crédito, enfim! …
E com essa grande quantidade de contas e outras tantas atividades para fazer durante o dia, é difícil encontrar alguém que não tenha atrasado uma conta sequer, e isso costuma gerar muitos problemas! Além de ter que pagar multas e juros, dependendo da conta atrasada, poderá haver interrupção do serviço e a negativação do nome do consumidor.
- Liste todas as contas
Antes de tudo, você precisa saber o que realmente tem de despesas. Por isso, a primeira coisa a fazer é listar todas as suas contas. Se quiser, pode separar em despesas fixas e variáveis, caso queira organizar essa informação.
Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle financeiro ou simplesmente anotar em um papel, colocando a data do vencimento, a descrição da conta e o valor a pagar. Por fim, vale adicionar uma quarta coluna com a média mensal destes gastos, que você pode fazer pegando os últimos 3 meses ou mais, somando e dividindo pelo número de meses. Se for um valor fixo, basta repeti-lo.
Desta maneira, é possível ter uma visão geral das despesas já programadas e você consegue ter uma ideia do seu custo de vida mensal, o que é bastante útil para um futuro planejamento.
- Defina as datas de vencimento das contas de acordo com a data em que você recebe o salário
Se você observar o exemplo no quadro de valores fictícios do item anterior, a maior despesa (cartão de crédito) ocorre no dia 27, ou seja, quase no fim do mês (período em que normalmente há menos dinheiro no seu bolso). Com isso, a chance de atrasar a conta, aumenta.
Sendo assim, se possível, procure readequar os vencimentos das contas para logo após o dia do recebimento do seu salário. Assim, você paga logo as contas e se livra, sem precisar se preocupar se vai ter dinheiro ou não.
E caso você receba dinheiro quinzenalmente ou semanalmente, por exemplo, verifique as datas mais adequadas, considerando o montante de dinheiro em caixa. Fazendo isso, o seu fluxo de caixa fica mais equilibrado.
- Utilize o débito automático
Sempre que possível, programe o pagamento das contas de energia, água, telefone e alguns outros serviços no débito automático. Isso evita que você precise se preocupar com datas, automatizando esse processo e deixando você livre para pensar em outras coisas.
Para os que possuem saldo em conta, é uma boa maneira de não perder os vencimentos e, assim, evitar cobranças adicionais que são completamente desnecessárias e prejudicam o orçamento mensal.
Mesmo assim, fique atento no caso de não haver saldo nas datas de vencimento, pois isso acarreta em uso do cheque especial, que é uma das piores formas de crédito para se usar, já que tem juros altíssimos.
- Use lembretes!
Com a lista de contas elaborada, coloque, em sua agenda, lembretes com as datas de vencimentos das contas para não atrasá-las. Fazer isso e pagar, se possível, antecipadamente é essencial para que você não sofra com o poder dos juros compostos.
A organização das contas do dia a dia é o primeiro grande passo para o seu controle financeiro e os lembretes vão te ajudar nessa tarefa. Você pode usar post-its para colar em lugares estratégicos, onde você vai visualizar, ou um lembrete virtual no seu celular, com alarme.
Não confie no seu cérebro para lembrar desse tipo de coisa. Com o modo de vida que temos hoje, são muitas as informações que precisamos reter e nossa capacidade de memória e raciocínio vai ficando prejudicada ao longo do dia. Por isso, evite sobrecarregar sua mente com coisas desnecessárias que podem ser anotadas ou automatizadas, como contas a pagar!
- Organize as contas do dia a dia com um aplicativo
Se você achou um pouco complicado controlar as suas contas por meio de uma planilha ou anotando cada uma, é possível fazer isso utilizando um aplicativo de gerenciamento financeiro online. Essa é uma ferramenta que facilita seu controle no dia a dia, pois cabe na palma da sua mão.
Conclusão
A melhor maneira de gerenciar as contas, despesas e receitas é aquela que você efetivamente consegue fazer. Então, se você organiza seus registros financeiros por meio de uma planilha ou usando o bom e velho caderninho, tudo bem!
O que você não deve fazer, é claro, é atrasar contas e pagar juros porque não tem um controle financeiro eficiente.
Portanto, comece a organizar suas contas do dia a dia agora mesmo, evite os gastos com juros e viva melhor, usando seu dinheiro para o que é realmente importante para você.