Os golpes cibernéticos estão cada vez mais comuns. Por isso, precisamos tomar cuidado ao navegarmos pela internet.
Pensando nisso, o Serasa publicou em seu blog um artigo no qual lista 5 práticas de Segurança da Informação que visam proteger os nossos dados.
Confira a seguir!
- Utilize apenas o seu computador ou celular quando for acessar aplicativos de banco
Não use equipamentos de terceiros ou do trabalho para abrir aplicativos de banco ou internet banking. Caso precise acessá-lo, prefira utilizar seu próprio computador ou celular. Lembre-se também de verificar se os equipamentos estão protegidos contra vírus que podem roubar seus dados.
- Mantenha o antivírus sempre atualizado
É muito importante instalar um antivírus confiável em seus equipamentos utilizados para acessar a internet. Assim, o antivírus poderá excluir programas maliciosos que visam conseguir dados sensíveis da sua máquina.
- Utilize senhas fortes
Ao escolher senhas fortes para abrir suas contas, aplicativos e programas, você aumenta a segurança. Para isso, evite senhas óbvias. Prefira fazer combinações com números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos. Quando possível, utilize também a autenticação de dois fatores, pois isso impede que outras pessoas acessem aplicativos e sites apenas com a senha, pedindo uma segunda verificação.
- Nunca compartilhe dados confidenciais por mensagens, e-mails ou telefone
O Serasa também lembra sobre a importância de evitarmos o envio de senhas pessoais, número de cartão de crédito e outros dados sensíveis por mensagens. Isso se torna um grande risco, ainda que a pessoa do lado seja confiável, uma vez que ela poderá ter o celular roubado ou o aplicativo invadido.
- Desconfie de mensagens e sites desconhecidos
Desconfie se você receber pedidos para enviar dados ou valores de pessoas ou números desconhecidos. Esse tipo de golpe, como o do WhatsApp clonado, é muito comum. Não abra também links de sites que você não conhece, pois pode ser uma tentativa de suas credenciais e, assim, aplicar golpes utilizando seus dados. No caso de e-mails, sempre verifique o remetente, principalmente e-mails de banco, que falam em tom de urgência ou de ameaça, e que citam promoções.
Fonte: Blog Serasa Premium