Como todos nós sabemos, a Previdência Usiminas está construindo seu Programa de Diversidade e Inclusão. Além disso, a diversidade passa a compor oficialmente os valores da Previdência Usiminas dentro de sua visão estratégica. Dessa forma, é alvo da Entidade o fortalecimento do respeito às diferenças que gera melhores impactos na qualidade do ambiente corporativo, das relações e nos resultados da Previdência Usiminas.
Para isso, a iniciativa teve seu primeiro passo dado em outubro do ano passado durante o encontro do PU Ativa, quando foi aberta as inscrições para os colaboradores e colaboradoras interessados em participar da construção do programa.
Ao todo, 21 colaboradores e colaboradoras estão participando do programa, sendo que 91% das áreas da Entidade possuem um ou mais integrantes no Grupo. Toda a Diretoria Executiva também está envolvida e registrou o “irrestrito apoio a essa iniciativa e a alegria de ver quantos colaboradores e colaboradoras se voluntariaram para buscar um mundo mais diverso e inclusivo”.
Novos passos e expectativas
Foram realizados alinhamentos junto à Diretoria Executiva com o objetivo de propor o formato para iniciar os trabalhos, considerando não só a referência do Programa Diversidade e Inclusão da Usiminas, como também a realidade da nossa Entidade.
A partir dessas definições, no último dia 22 de março, foi realizada a primeira reunião com todos os que manifestaram interesse. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer a estrutura básica para a construção do programa, que consiste na formação de dois grupos, são eles: Grupo de Trabalho de Diversidade & Inclusão – GTD&I e a Comissão de Diversidade e Inclusão.
Conforme apresentado durante o encontro, esses grupos já têm uma estrutura para começar os trabalhos, uma vez que possuem papéis e agendas previamente definidas. Juntos, os grupos possuem voluntários, facilitadores, líderes, embaixadores e decisores. Assim, ficou definido que o GTD&I iniciará os trabalhos reunindo-se mensalmente e apresentará trimestralmente ações à Comissão de Diversidade e Inclusão.
Durante o encontro, foi construída ainda uma nuvem de palavras a partir das expectativas dos participantes. Veja a seguir:
Após essa primeira reunião, alguns participantes enviaram depoimentos sobre o programa. Confira!
“Nós vivemos em um mundo onde tudo muda muito rápido, recebemos diferentes informações todos os dias. Em vista disso, estou muito entusiasmada em participar do D&I PU, e satisfeita em saber que a Entidade em que trabalho está engajada em um programa dessa relevância. Além de estar motivada em poder contribuir para o crescimento do programa, sou agradecida pela oportunidade de adquirir conhecimento sobre um assunto tão atual e necessário”.
Ana Paula, Analista de Compliance e Governança
“Fico grato pela oportunidade de participar de um grupo interessado no desenvolvimento acerca de um tema extremamente sensível para a sociedade. Tema que impacta as mais diversas gerações e de grande importância para o equilíbrio não só das relações corporativas, mas também das relações sociais em geral”.
Arleto, Gerente Administrativo
“Estou grato pela oportunidade, pois tenho a certeza de que irá enriquecer meus conhecimentos e me tornar um ser humano cada dia melhor e mais compreensivo”.
Geraldo, Analista de Compliance e Governança
“Temos um desafio e uma grande responsabilidade. Como o tema é muito complexo e amplo, precisamos estudar muito e estar abertos ao aprendizado o tempo todo, porque vamos exercer o papel de levar conhecimento para outras pessoas e devemos estar muito bem fundamentos para fazer isso”.
Isabela, Especialista de Compliance e Governança
“É um prazer compor o grupo que irá debater e construir ações para este tema. Dentre os diversos desafios, está o estímulo à conscientização de que todos temos vieses que precisamos conhecer para efetivamente contribuir para um ambiente cada vez mais saudável, diverso e inclusivo”.
Juliana, Gerente Jurídica
“Vejo o programa de Diversidade como uma ótima oportunidade para me aprimorar como pessoa e como profissional. É uma experiência enriquecedora poder conversar sobre esses temas tão atuais e poder buscar formas para enxergá-los e vivenciá-los de forma respeitosa em nosso dia a dia”.
Laís, Advogada
“Fico a cada dia mais feliz e realizada com estas ações”.
Luciana, Analista de Recursos Humanos
“Temos muito trabalho, a jornada está só começando. Esta é uma grande oportunidade de aprendizado, troca de experiências e de construção conjunta. É uma satisfação compor um grupo de trabalho em que todos os participantes se manifestaram voluntariamente e com real interesse em contribuir e aprender”.
Ludmilla, Analista de Recursos Humanos
“Eu me sinto realizada em participar desta experiência que cada dia mais fortalecerá os laços entre nós seres humanos”.
Maria Aparecida, Secretária.
“Participar do programa é um aprendizado muito valioso para o nosso relacionamento no ambiente de trabalho e na vida. Eu, como mãe de uma moça de 21 anos, vivo em um aprendizado constante. Ela derruba todos os conceitos que eu trago na vida e eu nem conseguia perceber a necessidade de mudanças. Para nós da Previdência Usiminas, o programa vai muito além da importância no nosso ambiente de trabalho, pois nos relacionamos com 36 mil participantes que merecem todo o nosso respeito”.
Norma, Analista de Processamento de Benefícios
“O que torna este trabalho ainda mais bonito e importante é a construção conjunta do programa por pessoas que se voluntariaram e que acreditam em uma sociedade mais justa. Estamos juntos nesta jornada e acredito que, em breve, teremos o diagnóstico, o planejamento e os planos de ação para a efetiva promoção da diversidade e inclusão na Entidade”.
Viviane, Analista de Comunicação
“Quando foi anunciado o Programa Diversidade, eu nem pensei duas vezes antes de decidir participar. Fiquei muito satisfeito com a ideia. É uma iniciativa extremamente importante e bonita da PU. Acredito que será uma experiência bastante enriquecedora que vai permitir um grande crescimento pessoal ao abordar temas e situações tão importantes que nos fazem refletir e avaliar certos pontos. E, acima de tudo, estar nesse programa me traz um sentimento que estamos fazendo a coisa certa e tentando tornar o mundo um lugar melhor. Para mim, é uma sensação muito especial”.
Rafael, Analista de Investimentos
“Vim de uma educação paternalista e terrivelmente discriminatória, e não me inseria nesse contexto. Entrei para o mundo ‘responsável’ e igualmente encontrei distorções de comportamento em que o discriminador se sentia poderoso, razão pela qual escolhi a palavra ‘indignação’. Viveremos um dia em um mundo de iguais, de irmãos”.
Suzana, Analista de Riscos
Estou muito feliz em participar desse Programa de Diversidade. Tenho certeza de que ele será um despertar para um convívio social mais respeitoso em nossas famílias, amigos e em sociedade.
Vânia Hilário, Advogada