É importante termos cuidado com o que compartilhamos em nossas redes sociais, para não sermos vítimas de pessoas mal-intencionadas. Isso pode acontecer quando divulgamos nas redes sociais informações que podem ser usadas por criminosos para aplicar golpes virtuais.
Pensando nisso, a Segurança da Informação da patrocinadora Usiminas elaborou cinco dicas sobre como nos proteger de cibercriminosos em nossas redes sociais. Confira as dicas!
- Proteja a sua rotina: evite compartilhar trajetos, horários e locais mais frequentados. Criminosos podem usar essas informações para chegar até você ou até sua casa.
- Cuidado com o fundo das fotos: fique de olho para não divulgar a frente da sua casa, o seu filho com o uniforme da escola, ou anotações em um quadro de trabalho. Sem querer, essas informações podem sair no fundo das imagens e são um prato cheio para criminosos.
- Cuidados com os momentos de lazer: é sempre bom dar uma pausa na rotina e viajar para outro lugar. Belas paisagens e comidas típicas são um convite para compartilhar novas imagens nas redes sociais. Mas tenha cuidado. Isso mostra para criminosos que a sua casa está vazia. O ideal é compartilhar as fotos quando já estiver de volta.
- Não exponha a sua situação financeira: é normal o desejo de compartilhar nossas conquistas, principalmente, quando elas são frutos de muito trabalho e dedicação. Mas dar indícios de sua situação financeira pode atrair a atenção de criminosos.
- Utilize as configurações de privacidade e atualize sempre as suas senhas: algumas redes disponibilizam a opção de determinar quais informações seus contatos podem acessar. Dedique um tempo para entender o mecanismo. Fique de olho também nas suas senhas e troque-as periodicamente.
Fonte: Segurança da Informação da Usiminas