Está cada vez mais frequente o uso do WhatsApp para aplicar golpes financeiros. Esse tipo de ação criminosa é feita por meio da clonagem ou do roubo da conta do WhatsApp.
No caso da clonagem da conta, outra pessoa consegue o acesso à foto do perfil e aos contatos da vítima. A partir disso, o criminoso cria uma nova conta e passa a conversar com os amigos e familiares da vítima na tentativa de aplicar golpes.
Já o roubo de conta do WhatsApp é feito quando a vítima, mesmo que sem querer, envia o código de verificação do aplicativo para terceiros após uma abordagem mal-intencionada. Nesse caso, os invasores conseguem o código de verificação se passando por funcionários de lojas ou bancos, por exemplo. Com esse dado em mãos, os criminosos podem habilitar a conta em outro celular e começar a trocar mensagens com os contatos da vítima.
Pensando nisso, trouxemos quatro dicas para você proteger o seu WhatsApp e, assim, diminuir as chances de alguém acessar suas informações de forma indevida.
1. Restrinja a sua foto de perfil apenas para seus contatos
Para evitar que sua conta do WhatsApp seja clonada, uma dica é restringir a visualização da sua foto de perfil apenas para os seus contatos. Isso impede que uma pessoa desconhecida – isto é, que não está em sua lista de contatos – consiga pegar a sua foto e utilizá-la durante as tentativas de golpe.
Para limitar o acesso à sua foto de perfil do WhatsApp: abra o menu do WhatsApp (o ícone de três pontinhos na tela inicial); clique em Configurações; selecione a opção Conta; acesse Privacidade; clique em Foto de Perfil; e escolha Meus Contatos.
2. Ative a confirmação em duas etapas
Uma dica para evitar que sua conta seja roubada, é colocar uma senha no aplicativo do WhatsApp. Por meio da confirmação em duas etapas (também conhecida como duplo fator), é possível cadastrar um código PIN que será pedido pelo aplicativo quando foi feita a tentativa de habilitar sua conta em outro celular.
Para isso, acesse o menu do WhatsApp; selecione Configurações; clique em Conta; acesse Confirmação em duas etapas; clique em Ativar; siga as orientações do WhatsApp e insira uma senha de 6 dígitos e o seu e-mail.
3. Verifique se suas notificações estão ativadas
É possível verificar se estão ativadas as notificações que mostram se um contato instalou o aplicativo em outro celular. Assim, caso alguém peça dinheiro emprestado logo após essa notificação aparecer, pode ser um golpe. Para ativar essas notificações, clique em Configurações do WhatsApp; depois em Conta; e Notificações de segurança.
4. Verifique em quais dispositivos a sua conta está ativa
É possível saber em quais dispositivos a sua conta do WhatsApp está ativa. Para verificar, acesse o menu do aplicativo e clicar em Aparelhos conectados. Nessa área, é possível ver os navegadores e computadores em que sua conta foi habilitada por meio da web. Se você não reconhecer algum deles, clique na opção Desconectar.
Fonte: portal G1