No dia 25 de outubro, realizamos a 17ª edição do PU Ativa. Desta vez, o nosso encontro contou com uma palestra sobre “Cultura de Dados”, ministrada por Laennder Alves. O evento abordou a importância do uso estratégico de dados no ambiente corporativo, destacando como essa prática pode transformar as decisões e processos organizacionais para atingir resultados mais eficazes.
Laennder Alves é engenheiro e especialista com mais de 15 anos de experiência na área de dados e business intelligence. Pioneiro no ensino de Power BI no Brasil, Laennder já lecionou para mais de 15 mil alunos e acumula mais de 110 mil seguidores em seu canal no YouTube, no qual compartilha conhecimentos sobre análise de dados. Reconhecido como Most Valuable Professional – MVP pela Microsoft por cinco anos consecutivos, ele já atendeu mais de 50 empresas ao longo da sua trajetória.
Palestra
Durante a palestra, Laennder destacou a importância de diferenciar dados estruturados de dados não estruturados e explicou como ambos podem ser utilizados para aprimorar insights de negócios. Além disso, abordou ferramentas essenciais no processo de análise, como Excel, Power BI e SQL, que facilitam a coleta, processamento e visualização de dados, permitindo uma abordagem mais estratégica e fundamentada.
Outro conceito apresentado foi sobre a cultura data-driven, em que o uso inteligente de dados ajuda a orientar as decisões das empresas. Laennder ressaltou que a implementação dessa cultura exige não apenas ferramentas tecnológicas, mas também o desenvolvimento de uma mentalidade baseada em evidências e na qual os colaboradores adotam um papel mais analítico em suas atividades.
Nesse sentido, Laennder explicou que existem cinco níveis de maturidade analítica, com as seguintes características:
- Inconsciente: anarquia de planilhas; relatórios esporádicos; ambiente desgovernado.
- Oportunista: comunicação dificultada; usuários limitados; silos de dados.
- Padronizado: surgem os “gurus” do BI; tecnologia se espalha; processos começam a ser revistos.
- Empresarial: área de BI se desenvolve; busca por outras tecnologias complementares; gestão cada vez mais eficiente.
- Transformador: cultura data-driven; papéis e áreas de dados bem esclarecidos; cultura baseada em performance; transformação constante.
Dessa forma, o encontro foi uma oportunidade de incentivar o nosso time a aprimorar suas habilidades em análise de dados e incorporar uma visão baseada em dados em suas atividades diárias. Afinal, a cultura de dados é essencial para alcançarmos resultados mais eficazes e todos nós, independentemente da área em que atuamos, podemos utilizar os dados de forma mais estratégica em nosso trabalho.
Certificado
Em breve, os colaboradores que participaram integralmente da palestra receberão um certificado que poderá ser utilizado no Programa de Metas da PU. Não se esqueça de registrar!