
A Previdência Usiminas tem cada vez mais buscado a excelência em seus procedimentos internos. Por isso, conforme já anunciado, o sistema Cardeal será substituído pelo sistema Sinqia Previdência. O objetivo é o de garantir soluções mais modernas e adequadas às necessidades da nossa Entidade. Assim, a proposta é que os processos possam ser realizados de forma mais ágil e eficaz.
Para isso, no final de 2020 criamos o Projeto Águia. Com a gestão da Aditi – empresa de consultoria voltada para a gestão de projetos –, o Projeto conta com a participação de colaboradores de diferentes áreas da PU com o intuito de viabilizar a implantação do Sinqia Previdência. Entre as etapas do Projeto Águia, está a “prova de conceito” do novo sistema ou POC (na sigla em inglês).
A POC contou com a participação dos colaboradores: Leonardo Vecchi (Diretor de Benefícios e sponsor, isto é, o responsável pelo Projeto Águia na PU), Hubner Nazário Braga (Coordenador de Riscos e mediador do grupo), Lúcio de Lima Pires (Gerente de Controladoria), Marco Túlio Freire Cardoso (Gerente de Investimentos), Wagner Ferreira de Moura (Gerente de Processamento de Benefícios), Arleto Faleiro Viegas Greco (Gerente Administrativo), Celmo de Oliveira (Coordenador de Tecnologia da Informação), Rodrigo Picciuti Rodrigues (Analista de Tecnologia da Informação), Vânia Maria Hilário (Advogada), Meriele Cristina da Silva Escobar (Analista de Investimentos) e Sérgio Luiz Rodrigues Lopes (Analista de Recursos Humanos).
A tarefa da POC, entre outras, foi a de verificar o nível de aderência do novo software, ou seja, indicar se o mesmo atende às necessidades e aos processos da PU. Essa etapa já foi concluída e, em seguida, a avaliação feita pelo grupo foi encaminhada para a análise da diretoria da PU.
Após a análise da diretoria, foi realizado o kick off, isto é, uma reunião que contou com a equipe da PU, da Sinqia e da Aditi, que teve o intuito de dar seguimento à implantação do software. A expectativa é que a implantação do sistema seja concluída entre o fim deste ano e meados de 2022.