Logo de início, já conseguimos identificar que ela é bem alegre, animada e comunicativa. Quando o assunto é trabalho, garra, profissionalismo e determinação para alcançar os objetivos são características que também logo se destacam! Sim, estamos falando da nossa querida colaboradora Suzana Helena Vaz Lescreck! Com 40 anos de dedicação à nossa Entidade, Suzana certamente é uma Prata da PU! Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre a trajetória da Suzana até a sua integração à equipe de Riscos da Previdência Usiminas.
Carreira
Suzana chegou à PU em novembro de 1980, quando tinha apenas 22 anos. O primeiro cargo foi como escriturária no setor de Benefícios. De lá para cá, atuou no atendimento como líder e na área de Investimentos na parte de controle de investimentos até que a então Caixa dos Empregados da Usiminas passou a ser chamada de Previdência Usiminas.
Nova etapa
Após a reestruturação do organograma da Entidade, Suzana tornou-se parte da equipe de Compliance e Governança, onde trabalhou por 9 anos como Analista de Compliance e Governança Sênior. “A adaptação (na área de Compliance) foi excelente. Além das atividades financeiras, evoluí bem na gestão da matriz de risco”. O desenvolvimento foi tão relevante que, recentemente, Suzana passou a integrar a área de Riscos da PU. “Em 1º de abril deste ano, iniciei este novo desafio e parceria, esperando o melhor resultado sempre”, afirma Suzana, que é formada em Administração de Empresas e Artes Plásticas.
Para o coordenador de Riscos da PU, Hubner Nazário Braga, a transferência da Suzana de equipe representa um ganho para a Entidade. “Ter a Suzana em nossa equipe será muito enriquecedor e fortalecerá ainda mais a nossa gestão de risco, pois passamos a contar com a expertise de uma profissional com uma vasta bagagem e trajetória profissional dentro da Entidade”, ressalta Hubner.
Gestão de riscos
O setor de Riscos é uma área estratégica da Previdência Usiminas, uma vez que é responsável por realizar as atividades relacionadas à identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação de riscos em atendimento às resoluções CGPC nº 13/2004 e CMN nº 4.661/2018. Dessa forma, a área estabelece uma boa comunicação entre as áreas de negócio, à Diretoria Executiva e demais órgãos estatutários.
A equipe de Riscos é responsável ainda pelo mapeamento de processos com o objetivo de verificar os riscos inerentes às alterações ou atualizações na legislação e em normativos externos e internos, avaliar impactos e identificar as adaptações necessárias aos processos das áreas de negócio. Executa também atividades de controle de enquadramento e de riscos de investimentos para garantir a efetividade e a governança das operações, em especial quanto aos riscos de mercado, liquidez, contraparte e operacional.
Sendo assim, Suzana, que já acompanhava de perto a matriz de riscos da Entidade, continuará a exercer esta atividade que lida exclusivamente com análise, avaliação e controle de riscos.
Suzana, seja muito bem-vinda à nova equipe! Que você continue exercendo o seu trabalho com excelência e tenha muito sucesso neste novo desafio!