INFORMAR - FIQUE POR DENTRO​

DETALHES DA NOTÍCIA

Bem-vindo à nossa Intranet da Previdência Usiminas! Aqui você encontra tudo o que precisa para estar por dentro dos eventos, enquetes, notícias e muito mais.

Golpes no WhatsApp: conheça 5 dicas para você se proteger e algumas medidas que podem ser adotadas pelas vítimas

Os golpes pelo WhatsApp têm se tornado cada vez mais comuns. Muita gente já foi ou conhece alguém que foi vítima de um desses golpes. Para isso, os golpistas usam uma série de artifícios, sendo as mais populares o uso de engenharia social e a clonagem de contas.

Isso é possível quando, por exemplo, o criminoso se passa por uma empresa ou pessoa do seu grupo familiar ou social, conta uma história e solicita o código de registro do WhatsApp da vítima. Caso a pessoa acredite na história, ela acaba informando o código de 6 dígitos que chega por SMS. Assim, o golpista consegue acessar a conta do WhatsApp. A partir daí, as tentativas de golpes começam a ser aplicadas.

Para evitar cair em um desses golpes, confira 5 dicas que irão ajudar você a proteger o seu WhatsApp:

1. Ative a confirmação em duas etapas na sua conta de WhatsApp em Configurações, depois Conta, Confirmação em duas etapas. Após, escolha sua senha. Assim, qualquer pessoa que tentar entrar na sua conta de WhatsApp precisará inserir essa senha. Portanto, não compartilhe essa senha com ninguém.

2. Também não compartilhe seu código de ativação de WhatsApp com nenhuma pessoa. O código de ativação é enviado por SMS toda vez que é necessário fazer o login na conta do WhatsApp.

3. Deixe sua foto do perfil do WhatsApp disponível apenas para amigos. Assim, o criminoso não poderá copiar a foto e utilizá-la para tentar aplicar os golpes, o que dificultará a clonagem do seu WhatsApp. Para isso, no menu do WhatsApp, clique em Configurações. Depois, acesse a opção Conta e, em seguida, selecione a opção Privacidade. Após, clique no item Foto de perfil e selecione Meus contatos.

4. Desconfie de pessoas que entram em contato para oferecer serviços e promoções, especialmente se elas usam uma linguagem mais informal, pois pode ser uma tentativa de golpe. Também evite clicar em links desconhecidos que chegam para você.

5. Tome cuidado com pedidos urgentes de dinheiro para um suposto amigo ou familiar. Muitos golpes têm sido aplicados dessa forma por ligação ou WhatsApp.

Como agir após cair em um golpe

Caso você seja vítima de golpe pelo WhatsApp, a orientação é informar seus amigos e familiares sobre o ocorrido. Sendo assim, instrua-os a não depositarem dinheiro ou repassarem informações.

Depois, busque recuperar sua conta no WhatsApp. Para isso, tente reativar sua conta do seu próprio celular da seguinte forma:

1. Caso tenha apagado o aplicativo de WhatsApp ou trocado de telefone, instale novamente aplicativo no seu celular.

2. Em seguida, siga as instruções do aplicativo para se registrar na plataforma.

3. Insira o código de 6 dígitos que você receberá via mensagem de texto para ativar a sua conta.

Após seguir as dicas e caso não tenha conseguido recuperar a conta, é importante buscar a ajuda do próprio WhatsApp. Nesse caso, envie um e-mail para: support@whatsapp.com. Na mensagem, descreva o problema ocorrido e informe o seu número de celular completo com o código do país e DDD. Por fim, aguarde a resposta que, em média, é enviada em até 48 horas.

Fonte: Portal G1.

0
8
Tags:

Deixe seu comentário!


0 comentário(s)

Últimos posts

Tags