Os colaboradores e colaboradoras da Previdência Usiminas participaram de um treinamento sobre a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, nos dias 6 e 20 de julho. A Política foi implementada na Previdência Usiminas em março de 2021 e atende à Instrução Normativa nº 34, publicada pela Previc, órgão responsável em fiscalizar as Entidades Fechadas de Previdências Complementar do país. A partir deste ano, os treinamentos ligados à Política passam a ser obrigatórios e com periodicidade anual.
De acordo com a especialista de compliance e governança da Entidade, Isabela Duarte, a iniciativa, além de atender a legislação, reforça a cultura ética e o dever fiduciário da Previdência Usiminas junto aos seus participantes e assistidos. “Apesar da baixa probabilidade de ocorrência de um evento de lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo no nosso âmbito, o impacto dessa ocorrência seria grande. Além disso, essa norma trata também de outros temas que são rotina para nós, como pessoa exposta politicamente e comunicações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras — COAF. Portanto, conversar sobre esse tema é de fato urgente e muito importante para nós”.
O assistente de processamento de benefícios, Leonardo Galhego, parabenizou a iniciativa e ressaltou que as orientações e reflexões levantadas durante o treinamento auxiliarão na forma de conduzir as tarefas diárias. “O conteúdo a respeito de pessoas expostas politicamente e de financiamento do terrorismo foi bastante esclarecedor. Foi um treinamento de muita utilidade para todos, especialmente para quem trabalha diretamente com o atendimento aos participantes”, observa Galhego.
A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo se aplica ao time da Previdência Usiminas, aos prestadores de serviços, fornecedores e terceiros intermediários.
Qualquer indício de anormalidade ou fraude deve ser comunicado pelos colaboradores à Gerência de Compliance e Governança ou registrado no Canal Aberto, disponível no site da Previdência Usiminas.
Participantes, aposentados, pensionistas e sociedade em geral também podem e devem fazer denúncias no Canal Aberto, em caso de suspeita de irregularidades. “Todos nós podemos e devemos cuidar e preservar a Entidade, para que continuemos trabalhando com ética, transparência e preservando com diligência o patrimônio dos nossos mais de 36 mil participantes e assistidos”, conclui Isabela.
Para ler a Política completa, clique aqui!