Foi realizado um simulado de emergência, nessa terça-feira (15/09), no edifício Amadeus, em Belo Horizonte. Todas as empresas abrigadas no prédio, inclusive a Previdência Usiminas, participaram da simulação. O objetivo foi demonstrar quais ações os colaboradores e visitantes do local devem tomar em uma situação de risco.
Os nossos brigadistas e colaboradores Dayane Fernandes e Geraldo Oliveira estavam presentes e orientaram a equipe da PU a utilizar as saídas de emergência para a evacuação do prédio. O simulado iniciou com o alarme de incêndio tocando. Não houve aviso prévio aos condôminos, nem aos colaboradores da Previdência Usiminas, para que a simulação fosse mais realista possível. A simulação pareceu tão verdadeira que houve a participação até de uma atriz grávida, pedindo a ajuda aos brigadistas da PU para sair do prédio. A atriz encenou estar em pânico e disse que não iria usar o elevador de emergência devido à sua claustrofobia.
Após a finalização da evacuação do edifício, a equipe de brigadista informou que se tratava de um simulado e reforçaram os procedimentos adequados.
Os brigadistas da Entidade são:
Dayane Cristina Trigueiro Fernandes
Fabiano Leôncio dos Santos
Geraldo Dimas Baião de Oliveira
Max Flávio Francisco Dutra
Renato Luiz de Abreu
Sérgio Luiz Rodrigues Lopes
Saída de emergência
É importante saber que as saídas de emergência ficam ao lado dos elevadores.
Com relação aos colaboradores e visitantes com mobilidade reduzida, em caso de evacuação do prédio, deverão utilizar o elevador de emergência.
Principais funções da brigada de incêndio
Entre as principais ações, a brigada de incêndio é responsável por direcionar a equipe interna em casos de incêndios e acidentes, realizar os primeiros socorros, além de direcionar a evacuação do prédio caso necessário.
A equipe de brigadistas é responsável também pela checagem dos extintores e saídas de emergência, entre outras atividades preventivas.