No dia 4 de outubro, a equipe da Previdência Usiminas participou de um encontro on-line sobre o Planejamento Estratégico para a Entidade. O evento foi conduzido pela colaboradora Isabela Duarte, PMO do Planejamento Estratégico e Especialista em Compliance e Governança.
Isabela explicou que o Planejamento Estratégico é “um conjunto de decisões pré-definidas, voltadas para o que deve ser feito na organização em longo prazo”. Assim, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo ajudar as organizações a melhorarem continuamente seus processos e resultados.
Implementado na PU no fim de 2021, o Planejamento Estratégico tem sido ainda essencial para a obtenção do Selo de Autorregulação em Governança Corporativa, que representa importante chancela da implementação das melhores práticas em Governança Corporativa na Entidade.
Conforme explicou Isabela, o Planejamento Estratégico da Previdência Usiminas é estruturado para um horizonte de cinco anos, sendo revisado anualmente para garantir que novas iniciativas sejam adaptadas e implementadas conforme as necessidades da Entidade.
Veja abaixo a gravação da reunião:
PANORAMA DE 2023
Durante o encontro, Isabela apresentou também o andamento dos projetos do Planejamento Estratégico. Em 2023, 24% dos projetos foram finalizados; 65,5% foram executados ao longo de 2023 e foram continuados em 2024; e 10,5% pausados em 2023 e retomados em 2024.
ANDAMENTO DOS PROJETOS EM 2024
Para atingir os objetivos estratégicos, os projetos de 2024 foram categorizados em três níveis: estratégicos, táticos e operacionais, conforme a sua complexidade e impacto nas decisões organizacionais.
Além disso, neste ano, foi implementada a ferramenta Straws, que permite aos responsáveis pelos projetos registrar e acompanhar, de forma moderna e ágil, o andamento das atividades.
Foi ainda lançada uma página exclusiva na Intranet para que toda a equipe possa acompanhar o progresso dos projetos em tempo real.
Veja na imagem o andamento dos projetos de 2024:
RESULTADOS ESPERADOS
A Previdência Usiminas espera alcançar resultados expressivos por meio do Planejamento Estratégico, como:
Formação de patrimônio:
- Aumento das contribuições mensais e eventuais, impactando diretamente na formação do patrimônio.
- Proteção do Patrimônio por meio do forte empenho na melhor solução Cofavi.
- Criação das bases para geração de novos produtos e, por consequência, aumento das contribuições formadoras do patrimônio.
Relacionamento com os participantes:
- Participantes e assistidos ao centro.
- Aprimoramento significativo na interação com os participantes e assistidos, provendo aumento da satisfação com a entidade e com as patrocinadoras, além do fortalecimento da reputação organizacional.
- Amplo espaço para disseminar o conceito e a prática de poupar por meio de Previdência Privada (Educação Previdência e Financeira), implicando em aumento da disposição para aquisição de outros produtos a serem lançados pela instituição.
Perspectiva de longo prazo:
- Perspectiva de aumento da receita via novos produtos, além do incremento das contribuições da base atual.
- Adição de longevidade/perenidade da instituição perante a expectativa de aumento de patrimônio e planos geridos.
- Maior alinhamento com as patrocinadoras com relação ao conceito ASG e à sua própria Visão Organizacional.