INFORMAR - FIQUE POR DENTRO​

DETALHES DA NOTÍCIA

Bem-vindo à nossa Intranet da Previdência Usiminas! Aqui você encontra tudo o que precisa para estar por dentro dos eventos, enquetes, notícias e muito mais.

Prata da PU: inspire-se com a trajetória de Thiago Santos

Ele iniciou na PU como analista contábil júnior. Passou pelos cargos de analista financeiro pleno e analista financeiro sênior. Atualmente, é especialista em contabilidade e soma 16 anos de história na nossa Entidade. Conhecido por ser uma pessoa carismática, estudiosa e dedicada, estamos falando do colaborador Thiago Ribeiro dos Santos, que é nosso “Prata da PU” desta vez!

AMOR PELA CONTABILIDADE

Thiago descobriu cedo sua paixão pelos números e o ambiente de escritórios. “Meus pais trabalhavam em escritórios que, na minha visão infantil, eram superlegais. Eles estavam cheios de coisas interessantíssimas”, relembra. Essas coisas “interessantíssimas” incluíam grandes calculadoras que registravam os cálculos em fitas, grampeadores, apontadores de lápis, canetas coloridas e muitos papéis.

E, quando chegou a hora de ingressar na faculdade, não teve dúvidas: optou pelas Ciências Contábeis. “Somou-se ainda o fato de eu ter, ao longo do tempo, compreendido a importância da contabilidade para a sociedade acompanhando outros contadores próximos a mim, como minha mãe, uma tia, uma prima… Ou seja, já existiam vários contadores na família. Por isso, foi fácil aglutinar minha memória de infância com minha compreensão do presente e expectativas para o futuro”, completa.

 

INÍCIO DA CAMINHADA

Thiago se formou em Ciências Contábeis pela Fumec em 2009. Antes de ingressar na PU, estagiou em escritórios de contabilidade e em uma firma de auditoria independente. Durante a faculdade, também participou de projetos de iniciação científica e era frequentemente convidado a orientar monitorias das disciplinas mais complexas do curso.

 

INGRESSO NA PU

“Foi no meu último ano de faculdade, lá pelos idos de julho de 2008, é que ocorreu um fato que marcaria minha história: uma ligação telefônica para o telefone fixo da minha casa, coisa que hoje nem existe mais. Do outro lado da linha era um recrutador de uma empresa de RH, e ele me perguntou: ‘Você gostaria de participar de um processo seletivo para uma posição em uma empresa de grande porte em Belo Horizonte?’ Confesso que eu, do alto dos meus 22 anos, não dei a devida importância àquela ligação”, recorda.

Contudo, após conversar com seus pais, Thiago aceitou participar do processo seletivo e, após várias etapas, veio a notícia: “Fui aprovado nos testes e iria para a fase final, a entrevista com o gestor na empresa que estava oferecendo a vaga”. Foi só então que ele descobriu que a vaga era para a Caixa dos Empregados da Usiminas, agora Previdência Usiminas. “O engraçado é que a minha primeira reação ao saber disso foi: ‘Finalmente vou saber como é aquele prédio por dentro’, referindo-se à antiga sede da Usiminas, um edifício “icônico” que sempre chamou sua atenção.

Na entrevista final, ele conheceu os colaboradores Lúcio Lima e Edmilson Militão, além de Maria Aparecida Soares que, na época, também compunha a equipe de Contabilidade. “Eu não poderia ter ficado mais impressionado. O ambiente corporativo, as mesas grandes, os grampeadores, as calculadoras, os papéis, armários e mais armários cheios de papéis. Parecia que eu tinha voltado para o parque de diversões da minha infância. Naquele momento eu tive certeza de que eu queria muito trabalhar naquele lugar. Me esforcei para ficar calmo e fazer uma boa entrevista. E deu certo! Fui contratado e comecei a trabalhar no dia 9 de dezembro de 2008”, lembra.

 

APOIO QUE NÃO TEM PREÇO

Lúcio Lima, seu gerente, desde o início incentivou Thiago a buscar constante capacitação. Já na segunda semana de trabalho, ele participou de um seminário sobre demonstrações contábeis. Esse ritmo de aprendizado continuou: “Durante meus primeiros meses foram vários cursos que, aliados à paciência e excepcional capacidade técnica dos colegas da Contabilidade, foram as bases para que eu me desenvolvesse cada vez mais”.

Em 2010, Thiago iniciou uma pós-graduação em Contabilidade e Finanças no UniBH e, dois anos depois, passou a lecionar. “Naquele momento, começou minha vida de docente. Desde aquele período até hoje passei por várias disciplinas de muitos cursos de graduação e pós-graduação em diversas faculdades. Atualmente, leciono Contabilidade Societária e Contabilidade Comercial na UNA e Contabilidade Introdutória no UniBH”.

Thiago durante entrevista para a Record

O gosto por estudar e ensinar levou Thiago a fazer mais uma pós-graduação, em Controladoria e Auditoria, em 2014. “Depois de concluir essa pós-graduação, ainda sentia necessidade de aprofundar meus estudos. Eu achava impossível ingressar em uma pós-graduação stricto-sensu. Nesse momento veio uma demonstração incrível de carinho, compreensão e, principalmente, torcida pelo meu sucesso de toda a equipe da Contabilidade. Processos foram realocados, obrigações que até então eram minhas foram suportadas pelos meus colegas e eu ingressei no mestrado. Durante dois anos seguidos, eu me ausentava durante os meses de janeiro e julho e viajava para Montevidéu, no Uruguai, para cumprir os créditos do mestrado na Universidad de La Empresa, processo que concluí em 2018”, conta.

 

CONTABILIDADE: A GUARDIÃ DA HISTÓRIA DA PREVIDÊNCIA USIMINAS

Para Thiago, toda essa sua trajetória, que continua acontecendo com novos e desafiadores capítulos a cada dia, o preparou e continua o preparando para colaborar junto à equipe de Controladoria – e mais precisamente ao time de Contabilidade –, que possui um papel fundamental para a Previdência Usiminas.

“A contabilidade é a guardiã da história da Entidade, é o registro vivo de tudo que ocorreu e quais impactos foram causados por cada evento, seja ele positivo ou negativo, ao longo de toda a sua trajetória. Cuidar para que esses registros correspondam à realidade factual, sem deslises ou incorreções, significa dar ao participante dos nossos planos de benefícios a certeza de que seu patrimônio aqui é gerido com seriedade e observando os mais altos padrões técnicos existentes. A missão do contador é traduzir em lançamentos contábeis, nas partidas a débito e a crédito, os mais diversos e complexos acontecimentos que movimentam o patrimônio de forma explícita ou implícita, dando transparência e subsidiando as decisões estratégicas da Entidade”, destaca.

 

PLANOS PARA O FUTURO

Thiago ressalta ainda algumas decisões tomadas ao longo da vida lhe dá tranquilidade quando o assunto é o futuro. “A principal delas foi me tornar participante do Usiprev. Saber que as contribuições que faço ao plano são acompanhadas de contribuições de igual montante por parte da Previdência Usiminas já é um alívio grande quando penso no futuro. Outro fator que me tranquiliza é saber da competência técnica da Previdência Usiminas para buscar o melhor retorno possível sobre os recursos investidos, aumentando ainda mais minhas perspectivas de benefício”, afirma.

E se ele pensa em se aposentar? “Pode parecer clichê, mas realmente trabalho no que gosto. Por isso, pensar na clássica ‘aposentadoria’, em que toda atividade profissional é cessada, me causa certa angústia. Penso que no futuro irei reduzir minha carga de trabalho para que ela fique adequada às minhas capacidades, mas certamente seguirei estudando e trabalhando com contabilidade, aliando isso a todas as outras importantes dimensões da minha vida, enquanto for possível”, destaca Thiago.

“Acredito que o processo que culminou na minha contratação foi uma das grandes ‘sortes’ que eu tive na vida. Desde o primeiro dia de trabalho eu me senti satisfeito e feliz. E, mesmo com todas as adversidades, desafios e dores que são próprias de qualquer trabalho, até hoje, quando acordo, eu penso: ‘Estou exatamente no lugar que sonhei estar e fazendo o que eu sonhei fazer”.

0
7
Tags:

Deixe seu comentário!


0 comentário(s)

Últimos posts

Tags