INFORMAR - FIQUE POR DENTRO​

DETALHES DA NOTÍCIA

Bem-vindo à nossa Intranet da Previdência Usiminas! Aqui você encontra tudo o que precisa para estar por dentro dos eventos, enquetes, notícias e muito mais.

Usiminas e FSFX chamam atenção para prevenção ao câncer de próstata

Novembro é o mês dedicado às ações relacionadas à saúde do homem e os profissionais da Fundação São Francisco Xavier chamam atenção sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata*. O mês ganha destaque especial da cor azul em alusão ao movimento “Novembro Azul”. O objetivo é mobilizar homens com idade a partir dos 45 anos a vencer o preconceito e procurar um médico urologista para uma avaliação.

A campanha tem o intuito de chamar atenção não só dos homens, mas também das mulheres, que podem auxiliar no alerta a namorados, maridos, pais, filhos e irmãos. “É preciso criar a consciência de que diagnosticar o problema o quanto antes é fundamental para a cura. Muitos pacientes convivem anos com a doença sem apresentar sintomas. O exame é indispensável para detecção da doença. É a partir dele que o urologista consegue analisar se a próstata apresenta alguma irregularidade. O paciente deve procurar uma unidade básica de saúde ou um clinico de referência para uma avaliação. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para um especialista, o urologista, para dar prosseguimento à investigação da doença”, explica o médico urologista do Hospital Márcio Cunha de Ipatinga, Renato Cunha.

E a Usiminas, sempre focada na saúde e bem-estar das pessoas, é grande apoiadora do Novembro Azul e das ações realizadas por meio FSFX. “É muito importante que todos os nossos colaboradores estejam com o exame sempre em dia, porque por meio dele que é possível detectar a doença precocemente e realizar o tratamento adequado”, frisa o diretor de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas, Luís Márcio Araújo Ramos, também diretor da FSFX.

Entre os exames solicitados pela Usiminas, voltados para a promoção da saúde, estão o Antígeno Prostático-Específico (PSA) e a consulta urológica, voltados para todos os empregados do sexo masculino, a partir dos 46 anos.

Saiba mais

• Na fase inicial, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.
• Realizar o exame regularmente por meio do toque retal e do Antígeno Prostático-Específico (PSA) aumenta a chance de vida do homem que se cuida.
• De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino e o sexto tipo mais comum no mundo.
• Um a cada seis homens é portador da doença e o índice de morte atinge um a cada 36 homens. Por ano, a estimativa do Inca é o diagnóstico de 69 mil novos casos.

Em outras palavras – Câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga, responsável por produzir um líquido que nutre os espermatozoides produzidos nos testículos. O resultado final é o sêmen. Com o avanço da idade e com o aparecimento de alguma doença no órgão, como câncer, seu tamanho pode aumentar, comprometendo tais funções do organismo.

Sobre o Novembro Azul

Originalmente, a campanha surgiu na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. E também em comemoração ao 17/11, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Trazido para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, o Novembro Azul ainda está crescendo e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

0
7

Deixe seu comentário!


0 comentário(s)

Últimos posts

Tags