INFORMAR - FIQUE POR DENTRO​

DETALHES DA NOTÍCIA

Bem-vindo à nossa Intranet da Previdência Usiminas! Aqui você encontra tudo o que precisa para estar por dentro dos eventos, enquetes, notícias e muito mais.

Prata da PU: Inspire-se com a trajetória de aprendizado da colaboradora Laís Guerra!

Laís Guerra

A advogada sênior Laís Guerra recebeu recentemente a certificação internacional da EXIN Information Security Foundation based on ISO IEC 27001 – voltada para profissionais que trabalham com informações confidenciais. Exemplo quando o assunto é aprimoramento profissional, Laís também é graduada em Direito (Fumec), pós-graduada em Direito Ambiental (UNA), mestra em Direito Público (Fumec), especialista em Mediação e Solução de Conflitos (PUC Minas) e possui atualização em Previdência Complementar (ICDS). Ela ainda é membro da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG e da Comissão de Direito Securitário e Previdência Complementar da OAB/MG.

Além disso, Laís tem feito diversos cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal e vem aproveitado ao máximo a oportunidade de realizar os treinamentos disponibilizados pela nossa Entidade. Inspire-se na trajetória da Laís, que é a nossa Prata da PU desta vez!

Pirâmide de aprendizagem

“Desde o começo, tenho me esforçado para entender sobre o funcionamento da Entidade. O Anderson, a Sandra e a Natália que o digam, porque, com frequência, pergunto alguma coisa que para eles é simples, mas que, para mim, nem tanto. E é essa troca que tem sido minha força motriz para continuar buscando conhecimento. Sou uma pessoa que gosta de aprender. Aqui na PU tenho essa oportunidade diariamente e me empenho para aproveitá-la”.

Empenho é a palavra-chave. Laís conta que a certificação internacional que conseguiu recentemente faz parte do seu projeto estratégico de carreira. Por isso, buscou a certificação dentro desse planejamento que criou para ela mesma.

“Mais do que colecionar títulos e cursos, acho importante que os conteúdos absorvidos possam ser aplicados e compartilhados. De acordo com a pirâmide de aprendizagem, aprendemos 10% quando lemos, 20% escutando, 30% vendo, 50% quando vemos e ouvimos, 70% conversando e debatendo, 80% praticando e 95% ensinando. Desde que ingressei na PU, fiz vários cursos por iniciativa própria e tentei aplicar o conceito da pirâmide de aprendizagem. É real. O conteúdo dos treinamentos que ministrei sobre a LGPD, por exemplo, depois de fazer cursos preparatórios, estão superfixados para mim”.

Oportunidade de aprendizagem

A colaboradora tem também aproveitado ao máximo a oportunidade ofertada pela Previdência Usiminas de fazer treinamentos e destaca que realiza os treinamentos estabelecida no Programa de Metas com “carinho”.

“Vejo essa oportunidade de fazer os cursos de forma positiva. Sei que inicialmente a quantidade de horas da meta pode parecer assustadora, mas, se olharmos com mais ‘carinho’, é possível, inclusive, aproveitar os tipos de cursos para o desenvolvimento pessoal. Considero uma ótima ideia, afinal, se a gente melhora na vida pessoal, com certeza vão surtir reflexos positivos no lado profissional. Vejo ainda como uma oportunidade de desenvolver a capacidade de tomarmos as rédeas da nossa própria carreira, ao invés de terceirizar a responsabilidade sobre o que eu preciso e ou deveria fazer. Se eu pensar de forma estratégica (lembrando daquele vídeo da criança que planejou o contexto dos pais para ter um irmão), tenho a opção de planejar aonde quero chegar e escolher os cursos que posso fazer para acelerar esse processo”, ressalta.

Atualização em Previdência Complementar

Além da certificação internacional, Laís finalizou recentemente o curso de Atualização em Previdência Complementar, oferecido pelo Instituto Connect de Direito Social – ICDS.

“Escolhi fazer esse curso considerando os temas abordados por ele, que vão desde temas conceituais básicos da Previdência Social e Complementar no Brasil a estudos de entendimentos mais recentes do judiciário, além de temas relacionados às áreas de atuária, investimentos, benefícios, comunicação, compliance, responsabilidade da diretoria, conselhos fiscal e administrativo etc. Para mim, o curso foi muito válido, pois consegui ampliar a minha visão de forma holística de uma EFPC, e, ao mesmo tempo, me possibilitou compreender as engrenagens entre as áreas. Além disso, alguns dos professores são pessoas superatualizadas, que atuam no ramo há muitos anos e ‘pensam fora da caixa’. As aulas me propiciaram reflexões sobre o sistema como um todo de modo a despertar um pensamento crítico e não só de absorção de conteúdo”.

Para Laís, os ensinamentos deste curso podem e devem ser aplicados no dia a dia na PU, sempre exercendo ativamente o raciocínio de: como é feito, com base em que e como pode ser melhorado, desde que seja fundamentado. Pensando em estender esse conhecimento para toda a Entidade, ela preparou uma apresentação sobre o curso. Clique aqui para conferir a apresentação!

Responsabilidades na PU

Antes de trabalhar na PU, Laís atuava em escritório de advocacia. Quando chegou à Entidade, em abril de 2019, recebeu dois conselhos. “O primeiro foi o do Lúcio: ‘Fique tranquila. Depois de uns cinco anos de casa, você vai começar a entender como funciona uma EFPC’. E o segundo foi da Juliana: ‘Eu também já trabalhei em escritório de advocacia. Com o tempo, você vai perceber que o ritmo aqui é outro, a pressão de um jurídico interno é diferente (risos)’. Para alguns, podem parecer comentários desanimadores, mas optei por interpretá-los de forma construtiva. E realmente foi assim! Lembro-me deles até hoje quando estou em algum momento desafiador. A Juliana e o Lúcio são referências para mim, estão na PU há anos, conhecem muito do negócio. Tenho muito o que aprender com eles e com vários outros colegas”, destaca Laís.

Atualmente, a principal atribuição da Laís na Gerência Jurídica é fazer a gestão da carteira dos processos da Cofavi, que inclui o acompanhamento do cumprimento dos prazos pelos escritórios, avaliação das teses, acompanhamento da comunicação estratégica do tema, acompanhamento dos depósitos judiciais, saneamento da base dos autores, controle de contingência, entre outras atividades. Além disso, elabora as respostas das consultas feitas pelas áreas internas. Laís é também integrante do Grupo de Privacidade e do Programa de Diversidade e Inclusão da Previdência Usiminas.

“Eu nunca tinha trabalhado por tanto tempo em nenhum lugar. Confesso que antes eu mesma estranhava esse ‘tempão’, até pelas características diferentes do nicho de trabalho – de escritório de advocacia para jurídico interno. Mas hoje eu penso: ‘cinco e contando’ (risos). O aprendizado contínuo é um dos fatores que me motivam a continuar na PU. Não só o aprendizado técnico, mas também o aprendizado interpessoal, como aprender a me colocar em determinadas situações, aprender a expressar (ou não) as minhas opiniões, aprender a aproveitar as oportunidades, aprender a criar as oportunidades etc. Além disso, o time da PU é muito acolhedor, as pessoas se importam umas com as outras genuinamente. Ter e manter um ambiente de trabalho com essas características é o que torna um lugar ‘Great Place To Work’ – vai além do selo!”, afirma.

 

“Trabalhar na PU foi e tem sido uma realização para mim, me sinto desafiada e, ao mesmo tempo, estimulada a dar o meu melhor. Muitas conquistas e melhorias já foram alcançadas, mas ainda tenho tantos objetivos a serem alcançados aqui dentro!” 

 

Parabéns, Laís!

Continue sendo essa inspiração de profissional para todos nós! 

 

0
5
Tags:

Deixe seu comentário!


0 comentário(s)

Últimos posts

Tags