Em 2024 serão realizadas eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O início das campanhas eleitorais traz diversos pontos de atenção. Vamos juntos descobrir como agir em conformidade?
Doação eleitoral
O STF proibiu que empresas realizem doações a candidatos e partidos políticos, sejam elas em dinheiro ou bens. São vedadas ainda concessões de benefício ou favorecimento, ainda que indireto, aos candidatos e pré-candidatos da disputa.
Colaborador pode doar?
Sim. Todo cidadão tem direito de doar até 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior para partidos políticos e candidatos, desde que isso JAMAIS seja vinculado ao nome ou imagem da Previdência Usiminas.
Campanha dentro da PU
É proibido que os colaboradores façam qualquer tipo de campanha política dentro da PU, incluindo o uso de camisas, bottons e circulação de panfletos.
Campanha fora da PU
É permitida a realização de campanhas eleitorais fora do ambiente físico e virtual da Previdência Usiminas, desde que deixe claro que tais manifestações têm caráter pessoal e não são vinculadas à PU.
Mídias sociais
Fique atento à sua postura no ambiente digital. Evite se envolver em discussões políticas e tenha cuidado com as mensagens compartilhadas nas suas redes sociais. Além disso, jamais emita opiniões políticas em nome da Previdência Usiminas.
Importante: consulte as Diretrizes de Mídias Sociais da PU. O documento traz dicas de boas práticas sobre como devemos proceder nas mídias sociais.
Clique aqui para consultar o documento!
Código de Ética e Conduta
O Código de Ética e Conduta da Previdência Usiminas também traz orientações sobre o tema no item “Participação política”.
Clique aqui para consultar o documento!
LGPD
Tenha cautela com o que, como e quando você compartilha determinadas informações. Esteja ciente de que elas podem ser críticas. A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD determina, por exemplo, que opinião e filiação política são considerados dados sensíveis.
Cuidado com a IA
Em tempos de Inteligência Artificial, nem tudo é o que parece! Um vídeo, áudio ou imagem podem ser alterados com o uso da IA. Tenha cuidado! Antes de compartilhar certifique-se de que a origem da informação é segura.
Colaborador ou candidato?
É permitido que colaboradores se candidatem a cargos políticos, desde que a candidatura seja comunicada previamente à Gerência de Compliance, Governança e Privacidade.
Lembre-se: as eleições passam e você fica!
Dúvidas sobre esse tema? Entre em contato com a Gerência de Compliance, Governança e Privacidade.